41


Números são a linguagem mundial. Em qualquer ugar do planeta, se você apontar um numero, todos saberão o que é e quanto vale. Amanhã faço 41 anos. Na numerologia 41= 4+1=5, e cinco é o numero que simboliza a mudança.
No meu caso não é dificil entender que ela é iminente, em todos os sentidos. Sei que muito esta mudando comigo e muito há de mudar. Casa, vida, lugar, tudo. Tudo igual, ficando diferente. Diferente = mudando.
Amanhã, oficialmente sou mais velha que meu irmão mais velho. Sensação estranha, de traição, é como se eu estivesse ultrapassando um limite que ele deveria ter passado e não passou. Queria ele aqui por perto ( literalmente, fisicamente) pra eu poder brincar e dizer que o reinado de irmão mais velho se acabou… Que agora eu sou mais velha do que ele! Infelizmente eu sinto que não teria muito mais do que ele tinha pra ensinar aos 40 anos. Andei pensando muito nele e no meu pai nesses dias. Muitas horas em silencio, fazendo o que mais gosto ( pintando) me deixaram muito em contato comigo mesma e por mais que eu evite me entregar a devaneios e me manter em estado meditativo, é inevitavel ouvir um pequeno diálogo interno que pergunta e conta coisas as vezes inusitadas. Lembrei com saudade e pesar que meu pai sonhou, quando menino, ser piloto de avião. Ele mesmo me contou, com brilho nos olhos, quando ja estava doentinho, poucos anos antes de morrer. Pensei que talvez, por me permitir viver meus sonhos, eu estivesse honrando um pouco os sonhos de quem ja se foi e não os conseguiu realizar. Pensei também no Caié, meu irmão que nos deixou aos 40 anos, há 10 anos, quantos talentos, de fato, ele tinha. Desenhista, chargista, artista, músico com habilidades como poucos que conheci ( ele tocava QUALQUER instrumento, de ouvido, sem instrução nenhuma… Pegava e tocava.) viveu para trabalhar e pagar contas e nunca se deixou exercer seus reais talentos. Se estivesse vivo teria 50 anos e talvez agora pudesse se deixar brincar… Mas a vida lhe faltou e ele não teve essa opção.
Ai, na saudade e emoção (de ficar mais velha do que ele), dedico aos sonhos todos os meus desejos de aniversario.
Para os “normais” pode não parecer muito responsavel ou maduro esse movimento em que me encontro, tentando viver de sonhos, brincando de fazer arte para fazer sentido.
Mas vou me permitir mudar assim mesmo e seguir meu coração. Quarenta e um é um árduo trabalho de individualização, de estruturação do eu, de tomada de decisões e estradas solitárias, sem nenhuma promessa ou garantia de acerto, de sucesso. Mas aí, garantias, certezas… Quem as têm?
Que venham os 41.

LMFS

Leave a Reply

