Buscando sentido

A vida, às vezes, é como um quadro naif, colorido, simples.

O olho busca sentido no que é simples e se depara com a complexidade absurda das coisas, das pessoas, situações. Um casamento que acaba devia ser somente um amor que acabou. Mas também pode ser a profundidade dos desafetos humanos, das descompensações psicológicas de alguém que não foi amado o suficiente no berço, de crianças que cresceram e que ainda lutam pelo sentido pueril de valor, atenção, amor.

Coisas simples como uma tarde de sábado, galinhas no quintal, vestido de algodão, podem ser traduzidos pelo vazio do olhar, pelo céu estático de nuvem preguiçosas (talvez apáticas?) e por cores que se misturam, exaustas, lentas, sem rumo, por bichos sem propósito, pelo gramado rabiscado, de uma tarde qualquer, de imagens desnecessárias.

Qual é o sentido de criar familia, dar vida a um filho, acompanhar os dias, construir uma história, contornar obstáculos, percorrer percursos,  esperar o tempo e descobrir, no final, que todos hão de se deparar, sozinhos, diante do espelho,  com o completo e conhecido estranho de si mesmo.

Você é o resultado do bem e do mal que fez. A soma da sua mesquinharia, teimosia, competitividade, imoralidade, avareza, maldade, traição. Todas as suas falhas de caráter estarão lá, encrustradas em suas rugas, impregnadas no teu suor, nem sempre aparentes mas seguramente presentes, estampadas na sua história que você não vai querer lembrar .

Qual o sentido de toda a dor? Aprender? Qual o sentido de aprender? Não repetir? Pois se na vida tudo se repete, porque insistir em infligir a dor?

Buscar sentido para a vida é como interpretar uma obra de arte. Não importa o que se descubra… é irrelevate e não vai alterar a obra.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s